A Prefeitura de Sorriso (397 km de Cuiabá) atendeu recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) e rescindiu com a empresa Método Soluções, contratada para realização de concurso público no município, para provimento de cargos na gestão municipal. A empresa, alvo da operação Ápate, acumula diversas denúncias perante a Ouvidoria do Município de Sorriso sobre eventuais fraudes em certames realizados em outras Comarcas do Estado de Mato Grosso.
— Leia ambém: Polícia cumpre 84 ordens judiciais contra associação criminosa que fraudou concurso de Mirassol d'Oeste.
Notificação recomendatória foi assinada nesta segunda-feira (10) pela promotora de Justiça Élide Manzini de Campos, levando em consideração, dentre outros pontos, que a Método foi alvo da operação Àpate, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso em junho, cujo objetivo foi apurar suposta fraude no concurso público realizado em Mirassol D’oeste e outras Comarcas, tendo sua atividade econômica suspensa, o que coloca a reputação do instituto em xeque.
Considerou, ainda, que a empresa teve suas contas bancárias bloqueadas por ordem judicial de sequestro de bens móveis, no limite de R$ 1.690.744,56 pela 3ª Vara de Mirassol D’Oeste porque fora constatado as irregularidades criminosas promovidas pela Método em diversos concursos espalhados em várias cidades do Estado, como Porto Esperidião, Mirassol D’Oeste, Sinop, Peixoto de Azevedo, Barra do Bugres, Sorriso, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Novo São Joaquim, Arenápolis e Ribeirão Cascalheira.
— Veja também: Esquema de fraude em concurso de prefeitura definiu lista com ordem de colocação dos aprovados.
Um dia após a deflagração da Operação, o prefeito de Sorriso (397 km de Cuiabá), Ari Lafin (PSDB) resolveu suspender o concurso público 001/2023, cujas provas foram feitas em maio, levando em consideração os fatos descortinados pela ação policial.
Em nota divulgada à imprensa no dia 30 de junho o prefeito explicou que, mesmo não sendo citada na investigação, a “administração sempre atuou para evitar eventuais inconsistências por parte da empresa contratada”, e que, por isso, decidiu pela suspensão do concurso.
“A Administração Municipal não se furtará do seu papel constitucional, qual seja, assegurar a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da gestão pública”, diz em trecho de nota.
Lafin explicou que se reuniu com os integrantes da comissão nomeada para acompanhar e fiscalizar o andamento do certame.
Ao todo, 8.377 pessoas se inscreveram para o concurso, que tinha como objetivo selecionar 72 novos servidores públicos. Os cargos eram para os níveis médio, técnico e superior.
A operação
A Operação Ápate cumpriu 80 ordens de mandados judiciais e quatro de prisões preventivas contra alvos investigados por fraude no concurso público da Prefeitura de Mirassol d'Oeste. Entre os presos estão o operador do esquema, o proprietário da empresa realizadora do concurso, a Método Soluções Educacionais, a chefe de gabinete e o vice-prefeito de Porto Esperidião, Antônio Carlos (UNIÃO).
A investigação teve início durante a apuração de um crime de homicídio qualificado ocorrido em São José dos Quatro Marcos. A partir do compartilhamento das informações entre as delegacias foi aprofundada a investigação sobre o esquema arquitetado por um grupo para fraudar o ingresso no concurso, que ofertou vagas para cargos nas áreas de saúde, direito, educação, administração e serviços gerais, entre outras.
Mandados de buscas foram cumpridos nas cidades de Glória d’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Indiavaí, Araputanga, Rio Branco, Porto Esperidião, Lambari d’Oeste, Cuiabá e Mirassol d’Oeste.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Agosto é marcado pela campanha nacional voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Datar, para cumprir 67 ordens judiciais e desarticular um complexo esquema criminoso voltado à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A operação é resultado de uma investigação qualificada de longo prazo, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), que identificou movimentações financeiras milionárias...
Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para que os diretores de saneamento dos municípios enviem os dados referentes ao manejo de resíduos sólidos e à limpeza urbana, com ano-base 2024. O comunicado é da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal). Os diretores deverão seguir os critérios estabelecidos na Norma...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.